O Centro de Estudos de História Religiosa - UCP-CEHR - é uma unidade de investigação da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Iniciou a sua atividade em 1988, dando continuidade ao Centro de Estudos de História Eclesiástica, fundado em 1956. O Centro é reconhecido e avaliado desde 2002 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Com dimensão nacional, o CEHR desenvolve atualmente a sua atividade regular a partir da sede da UCP em Lisboa e do Centro Regional do Porto.
O Centro tem por missão o estudo da História da sociedade no espaço histórico português e nos seus círculos de influência ao longo do tempo, no quadro de uma história global. Centrado na religião enquanto instância de análise da sociedade - seja ao nível das mentalidades, das instituições ou das práticas -, estuda as interações entre dinâmica social e dinâmica religiosa, promovendo o conhecimento científico e a sua transmissão à comunidade.
O CEHR é formado por um conjunto de investigadores que, afetos a Linhas de Investigação, incorporam Grupos de Trabalho. Estes são responsáveis pela prossecução de projetos de investigação, realização de ações de formação e encontros científicos. O CEHR tem entre as suas prioridades o acolhimento e a formação de jovens investigadores. Entre as suas prioridades conta-se o acolhimento e a formação de jovens investigadores, através da participação em programas de formação pós-graduada.
Desde o seu início, o Centro tem dado grande atenção à relação com Centros e investigadores estrangeiros, aberto à dinâmica e reflexão historiográfica a nível europeu e internacional, estimulando e apoiando a deslocação de investigadores portugueses a eventos internacionais, convidando investigadores estrangeiros e procurando garantir a presença do Centro em redes de trabalho internacional.
Além da publicação de livros em coleções específicas, o CEHR publica com uma periodicidade semestral a revista "Lusitania Sacra", onde divulga a produção científica dos seus investigadores e colaboradores e de investigadores externos. Edita um Portal de História Religiosa e assegura a gestão da Plataforma de Arquivos de Pessoas e de Instituições Religiosas (PAPIR).
Na sequência do processo de avaliação institucional ciclicamente realizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Centro foi visitado pelo Painel Internacional de Avaliação "Arts and Humanities- History and Archeology", no dia 23 de maio de 2019, tendo apresentado a sua avaliação relativa ao período anterior e do seu projeto estratégico para 2018-2022 através de um vídeo:
Pode também ver algumas fotos da sala onde decorreram os trabalhos.