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Encontros Científicos

9 abril a 14 maio - 2ª Ed. Curso «Mundo Islâmico Contemporâneo: História e Pensamento Político dos finais do século XVIII à atualidade»

 2ª Ed. Curso «Mundo Islâmico Contemporâneo: História e Pensamento Político dos finais do século XVIII à atualidade»

Resumo
Marc Bloch, em 1921, escreveu que “seria conveniente atribuir algumas aulas às civilizações do Extremo-Oriente e à civilização muçulmana, agora consideradas já não do ângulo da história colonial ou diplomática, mas em si e por si mesmas. O mundo tornou-se grande. Ter ideias sumárias mas claras e corretas sobre a sociedade chinesa, sobre a Índia e sobre o Islão importa hoje mais a um futuro cidadão francês do que conhecer com muito rigor a história diplomática do século XVIII ou a história parlamentar da Restauração.” [Sobre os programas de história no ensino secundário in Bulletin de la société des professeurs d’histoire et de géographie, Novembro de 1921, p. 15-17 citado em BLOCH, Marc. História e historiadores. Lisboa: Teorema (série especial nº 31), 1998, pp. 295-297.]
Estas palavras, mais de noventa anos depois, mantêm a sua atualidade. O Islão é constantemente abordado pelas mais diversas razões, em particular no que respeita as relações entre a política e a religião, sendo muitas vezes transmitida a ideia de que, quer em termos religiosos quer em termos culturais, o Islão é um monólito e que o político e o religioso estão indissociavelmente ligados.
Pretende-se com este Curso dar a conhecer, clara e sumariamente, a História e a diversidade do mundo islâmico nos últimos dois séculos e meio, tentando-se clarificar algumas das questões que fazem o Mundo de hoje, a partir de dentro da experiência histórica dos povos que partilham o Islão como referencial cultural e/ou civilizacional, ao mesmo tempo que se tentará fornecer uma breve panorâmica sobre a diversidade e riqueza do pensamento político islâmico e sobre o modo como muitas vezes as ideias políticas europeias influenciaram as ideologias em contextos islâmicos, questionando-se, assim, alguns dos lugares-comuns que sobre eles se projetam.

Docente
Carimo Mohomed

Biografia
Doutorado em Ciência Política na FCSH-UNL, onde se licenciou em História; Pós-graduação em Cultura, Civilização e Religião Islâmicas pela UNED (Espanha). Tem publicado, em Portugal e no estrangeiro, artigos e comunicações sobre História e Pensamento Político Islâmico Contemporâneo, sendo os mais recentes "Reconsidering ‘Middle East and Islamic studies' for a changing world" (International Critical Thought, Vol. 2, 2, 2012, pp. 197-208),   "Islam, Historia y Liberalismo en Sayyid Amir Ali" (HMiC, Història Moderna i Contemporània, nº 10, 2012, pp. 198-212) e "Islam y Mujer: a propósito de dos obras de Fátima Mernissi" (Cadernos Pagu, Junho 2011, nº 36, pp. 395-403, ISSN 0104-8333).

Bibliografia
BENZINE, Rachid. Os novos pensadores do Islão. Lisboa: Tribuna da História, 2005.
CAMPANINI, Massimo. História do Médio Oriente: 1798-2005. Lisboa: Teorema, 2007.
DONINI, Pier Giovanni. O Mundo islâmico: do século XVI à actualidade. Lisboa: Editorial Presença, 2008.
HOURANI, Albert. A History of the Arab Peoples. London: Faber and Faber, 1992.
KURZMAN, Charles (ed.). Modernist Islam, 1840-1940: a sourcebook. Oxford: Oxford University Press, 2002.
LAURENS, Henry. L’Orient Arabe: Arabisme et islamisme de 1798 à 1945. Paris: Armand Colin, 1993.
MARTÍN MUÑOZ, Gema. El Estado árabe. Crisis de legitimidad y constestación islamista. Barcelona: Bellaterra, 2005.
SAID, Edward. Orientalismo. Lisboa: Livros Cotovia, 2004.
VOLL, John Obert. Islam: continuity and change in the modern world. New York: Syracuse University Press (Contemporary Issues in the Middle East), 1994.
ZUBAIDA, Sami. Beyond Islam: a new understanding of the Middle East. London: I.B.Tauris, 2010.

Programa  pdf

  • 9 de abril - Sala 422 (2º piso edifício Biblioteca)
    Apresentação e objetivos do Curso
  • 11 de abril - Sala 322 (edifício antigo)
    Problematização e discussão de conceitos
  • 16 de abril - Sala 422 (2º piso edifício Biblioteca)
    O Império Otomano entre finais do século XVIII e a I Guerra Mundial
  • 18 de abril - Sala 322 (edifício antigo)
    O Mundo Árabe entre finais do século XVIII e a II Guerra Mundial
  • 23 de abril - Sala 422 (2º piso edifício Biblioteca)
    O Irão entre finais do século XVIII e a Revolução de 1978-1979
  • 30 de abril - Sala 422 (2º piso edifício Biblioteca)
    A Índia entre finais do século XVIII e a Partição em 1947
  • 2 de maio - Sala 322 (edifício antigo)
    Pensamento político entre finais do século XVIII e meados do século XIX: movimentos internos e contacto com o pensamento europeu
  • 7 de Maio - Sala 422 (2º piso edifício Biblioteca)
    Pensamento político entre meados do século XIX e meados do século XX: o Islão modernista, o Pan-Islamismo e movimentos anti-coloniais
  • 9 de Maio - Sala 322 (edifício antigo)
    Pensamento político entre meados do século XX e os dias de hoje: nacionalismos, marxismos e islamismos
  • 14 de Maio - Sala 422 (2º piso do edifício da Biblioteca)
    Diversidade do mundo e do pensamento político islâmicos nos dias de hoje

Horário
3ªs e 5ªs feiras, entre as 18h e as 20h. 10 sessões num total de 20 horas.

Inscrição (até 4 de abril)
A inscrição pode ser feita:

  • Pessoalmente, no Centro de Estudos de História Religiosa;
  • Por email ou correio postal, indicando o nome, email, telefone e nº de contribuinte, e fazendo o pagamento:
    - por transferência bancária para o NIB 0007 0593 00000930018 12 (enviar comprovativo da transferência);
    - ou por cheque ou vale postal em nome de Universidade Católica Portuguesa.

Preços
Normal: 50 €  / Estudante: 25 €
Creditação (opcional, a acrescentar à inscrição): 40 €

Creditação

O Curso está acreditado como curso de formação com a duração de 20 horas e creditação de 0,8 unidades, para a progressão em carreira de professores dos grupos 200, 290, 400 e 410, para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores. A obtenção do Certificado de Formação, obriga a: 

  • Inscrição própria;
  • Participação de um modo assíduo no trabalho das sessões, assinando a folha de presenças que circulará durante os trabalhos;
  • Entrega, até uma semana após a realização do Curso, de um trabalho escrito individual que consiste numa proposta pedagógico-didáctica de exploração das temáticas abordadas na formação em contexto de aula. O trabalho deverá ter no máximo 8 páginas escritas, com um espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12.

Os certificados serão enviados por correio até um mês após o final do Curso.



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