Encontros Científicos 10 e 11 de Fevereiro (2012) - Jornadas de estudo «Educação, Religião e Sociabilidades: as instituições religiosas como instâncias de formação e de constituição de lideranças»
Datas: 10-11 de fevereiro 2012
Local: Lisboa, Universidade Católica Portuguesa (sala de exposições - edifício da biblioteca)
Apresentação
Esta iniciativa assenta na formação e na divulgação do trabalho de investigação realizado no âmbito do CEHR, nomeadamente através de diversos grupos de trabalho e da dinâmica do Seminário de História Religiosa Contemporânea, sobre três tópicos centrais: instituições religiosas de natureza educativa, dinâmicas e metodologias de formação de lideranças a partir de ambientes religiosos; e, também nas incidências sociais e culturais dessas experiências ao longo do século XIX e XX, considerando várias tradições confessionais. Esta actividade está direccionada para um público mais vasto de estudantes, professores e investigadores, e para uma assistência menos diferenciada.
Estas Jornadas inscrevem-se num trabalho mais amplo, desenvolvido no âmbito do CEHR e em cooperação com investigadores que permitem estabelecer uma reflexão comparada da realidade portuguesa com outras igualmente significativas nestes campos, como são os casos Espanha, Itália e o México, no seguimento de trabalhos que vêm sendo realizados nos últimos anos.
Esta actividade permite realizar também um balanço dos trabalhos existentes de investigação sobre as relações entre educação e as dinâmicas religiosas e traçar novos horizontes para este dimensão de pesquisa, em articulação com outras actividades em curso no CEHR.
Objectivos específicos
-
As dinâmicas de sustentabilidade e de mutação (inovação) das sociedades nas quais as estruturas educativas e de formação provenientes das dinâmicas religiosas constituem uma relevante mediação de aprendizagem e de integração.
-
Como é que, na época contemporânea – no contexto das sociedades de cidadania –, o ensino e as diversas instâncias formativas se apresentam como espaços de concorrência identitária mas também como se afirmam como instrumentos performativos de lideranças religiosas, culturais e sociais.
-
As formas como as instituições religiosas se constituíram e se constituem como impulsionadoras de dinâmicas e de instituições de formação orientadas para a estruturação (configuração) da sociedade; isto é, como encaram os desideratos de integração e de participação sociais, enquanto formas de valorização individual e colectiva.
Enquadramento
As Jornadas foram antecedidas por um Seminário de Formação (6 a 9 de Fevereiro, das 18h às 20h)
Inscrições e participação
A participação foi livre e gratuita. Recomendou-se, contudo, a inscrição prévia, por email ou telefone [contactos].
Foi emitido um certificado de participação, quando solicitado, com custo de 10 euros.
Programa
10 de Fevereiro
-
14h – Recepção e distribuição das pastas
-
14.30h – 1º PAINEL
"Formação dos pregadores de missões internas na época contemporânea"
Acácio Sanches - CEHR-UCP
"O Seminário de Santarém: os alunos, os programas e os compêndios"
Ricardo Aniceto - CEHR-UCP
"O Colégio de Cernache: os alunos, os programas e os compêndios"
Amadeu Gomes de Araújo - CEHR-UCP
-
16h – Debate
-
17h – 2º PAINEL
"O debate liberal sobre o ensino religioso nos finais do século XIX"
Sérgio Campos Matos - FLUL
"Escolas dominicais e escolas bíblicas como dinâmicas formativas"
Rita Mendonça Leite - CEHR-UCP
"Formação de elites muçulmanas na Índia Britânica: Sayyid Ahmad Khan e o Anglo-Muhammadan Oriental College"
Carimo Mohomed - IHC-UNL
-
18.30h – Debate
11 de Fevereiro
-
10h – 3º PAINEL
"Seminários do Patriarcado e o debate pedagógico nos anos 50 e 60"
António Matos Ferreira - CEHR-UCP
"A formação do clero contemporâneo em Espanha"
Cristobal Robles Muñoz - Instituto de Historia, CSIC - Espanha
"A formação do clero e das elites no México"
Marta Eugenia Ugarte - Univ. Nacional Autónoma de México
-
12h – Debate
-
15h – 4º PAINEL
"A problemática do ensino nos programas políticos católicos (no final do século XIX e inícios do XX"
Amaro Carvalho da Silva - CEHR-UCP
"Reformas do clero e programas de estudo nos inícios do século XX"
Sérgio Pinto - CEHR-UCP
"Perspectivas futuras de investigação sobre «instituições religiosas como instâncias de formação de lideranças»"
Pela equipa coordenadora do Projecto
-
16.30h – Debate e encerramento
| Voltar |
|